sábado, 24 de novembro de 2018

[0441] Rodrigo Emílio, "nacionalista irrecuperável"...


De seu nome Rodrígo Emílio de Alarcão Ribeiro de Melo nasceu em Lisboa em 1944 e em Lisboa faleceu em 2004. Jornalista e poeta, nacionalista identificado com o Estado Novo, foi considerado, em Abril de 1974, “irrecuperável para a democracia”, saneado da televisão portuguesa, exilando-se para Espanha e depois para o Canadá e Brasil. Regressou a Portugal em 1980


POR PORTUGAL – E MAIS NADA

Arraial, Arraial (de porrada)
Por Portugal - e mais nada.
Arraial, Arraial (de porrada)
Por Portugal - e mais nada.

Quem do alto
de tanta sela e montada,
tanta vez, em sobressalto,
pôs Castela em debandada …
- … Pode lá ver, pela frente
pode lá ter, por diante
apenas gente aparente
… Gente de sangue rafeiro
(sem que se exalte e se zangue
o seu Rompante Guerreiro).

Arraial, Arraial (de porrada)
Por Portugal - e mais nada.
Arraial, Arraial (de porrada)
Por Portugal - e mais nada.

Na imagem de vitral
do 'spiritual cavaleiro -
medalhão medieval,
aos pés do qual me consterno …
- Está ou não
Portugal de Portugal? …
Está ou não
Portugal, inteiro, e Eterno?! …

Arraial, Arraial (de porrada)
Por Portugal - e mais nada.
Arraial, Arraial (de porrada)
Por Portugal - e mais nada.

Do alto, lá do seu posto,
atenda Ele, ao recado
que me foi lançado em rosto,
derramando o Seu desgosto
sobre a data já remota,
- Dia 14 d’ Agosto:
quadrado d' Aljubarrota!

Arraial, Arraial (de porrada)
Por Portugal - e mais nada.
Arraial, Arraial (de porrada)
Por Portugal - e mais nada.

E ali, a mim me reúno
à sombra de uma Bandeira
Que me quis sagrar aluno
de D. Nuno Álvares Pereira
Que do Alto
de tanta sela e montada
pôs Castela em debandada.

Arraial, Arraial (de porrada)
Por Portugal - e mais nada.
Arraial, Arraial (de porrada)
Por Portugal - e mais nada.

Saia, de novo, a terreiro
- d' atalaia e a dar ajuda -
todo o povo. O povo inteiro outra vez
contra o estrangeiro
nos acuda:
Ponha a andar d' aqui o Andeiro
a tal arraia-miúda!

Arraial, Arraial
(de porrada )
Por Portugal
- E mais nada.


POEMA ANTI-YANKEE À BOLSA DE NOVA IORQUE, WITHOUT LOVE.

Ó idolatras dos dólares,
energúmenos dos números:

-Guardai as vossas esmolas
para a Europa dos chulos...

E ficai-vos com os trocos;
ou cambiai-os em rublos!...


LÁPIDE

Não vos escondo
que quando vim
a capital do meu sonho
era Berlim.

Só que Berlim
Já 'stava a arder
e eu, por mim,
não Lhe pude valer.

Sem comentários:

Enviar um comentário