segunda-feira, 17 de setembro de 2018

[0129] Fernando Aguiar

Fernando Aguiar nasceu em Lisboa, em 1956. 

Poeta e artista plástico, publicou 30 livros de poesia, performance poética, infantis e antologias de poesia visual em Portugal, Espanha, Alemanha, Itália, Irlanda, Canadá, U.S.A., Inglaterra e no Brasil. 

Desde 1983 apresentou mais de 200 intervenções e performances poéticas em 26 países.

Organizou diversos Festivais de Poesia e de Performance em Portugal, França, Itália e no Brasil.É autor do “Soneto Ecológico”, uma obra de land-poetry constituída por 70 árvores plantadas em 14 filas de 5 árvores (4+4+3+3), numa área aproximada de 110x36 metros, em Matosinhos, 2005.


ERRATA
(em forma de soneto com rabo)


- Logo na primeira página, precisamente na primeira linha, onde se lê
                                                         era uma vez..., leia-se finalmente...
- Na página catorze, na linha quatro, onde se lê quadro, leia-se quarto.
- Na página seguinte, na linha oito e meio, onde se lê por meio de,
                                                                                 leia-se  no meio que.                                                                                       
- Quase na página trinta, na linha férrea, onde se lê tanto mar,
                                                                                  leia-se pouca  terra.                                                                                               

- Na página rasgada, na linha de fogo, onde se lê forca, leia-se força.
- Numa página inexistente, na linha do horizonte, onde se deveria ler,
                                                                                       leia - se mesmo.                                                                                                   
- Na página do meio, na linha do equador, onde se lê em paralelo,
                                                                                  leia-se em diagonal.                                                                                                   
- Na página obscura, nas entrelinhas, onde se lê fode-se, leia-se pode-se.
                                                           
- Na página solta, na linha terra, onde se lê chão,  leia-se cãho.
- Numa página distante, na linha do pensamento, onde se lê não penso,
                                                                                          leia-se mas existo                                                                                   
- Ao virar da página, na linha do infinito, onde se tem muito que ler,
                                                                       leia-se o muito que se tem.
                                                                               
- Na página em branco, na linha do imaginário, onde não se lê, não se leia.                                                                                 
- Numa página perdida, numa linha ao acaso, onde se lê mesmo assim,
                                                                                   leia- se assim mesmo.                                                                             
- A páginas tantas, na linha com que cada um se cose, onde se lê
                                                        entrevista- se, leia-se entredispa-se.
                                                                       
- Na última página, mesmo na última linha, onde se lê finalmente
                                                                               leia-se era uma vez...



O MUITO QUE SE LHE DIGA


O ter muito que se lhe diga
e não ter nada como se fosse
o ter e um haver que consiga
arranjar sarna com que se coce.

Assumir que o assim já não é
e resumir o canto que entoa
súbito som que sobe ao sopé
sob a palavra que lhe sobrevoa.

Sobre a sequela que se incendeia
no verde, o abismo se sobrepõe
o sol  nascente  na lua cheia
espantado latejo que não opõe.

O excesso onde assume o sobreiro
a sobrancelha não reflete o (es)pasmo.
Um facto antepõe o denso cheiro
no asterisco em forma de orgasmo.

Artéria que desperta apinhada de gente
silêncio que remeto em sereno cambiante
um velho aforismo em quarto crescente
num devaneio de quarto minguante.


PENSAMENTO

“Pensamento vem de fora
e pensa que vem de dentro”

Arnaldo Antunes

                                                                         
pensamento ou pensaminto,
penso no nada que sinto.
penso tanto, penso pouco
penso até ficar rouco.
penso muito, penso apenas
penso em iras serenas.
penso que sim, logo penso que não;
pressinto o que pensa o coração.
sonho agora, penso depois
vejo amor e somos dois.
penso entretanto, penso pois é
e sustento que assim é que é;
penso que fico, penso que parto
e fujo fechado no quarto.
penso que levo, penso que trago
repenso no tanto que estrago.
reparto logo, reajo comigo
se penso que já não consigo;
olho por baixo, penso por cima                                                     
e resolvo a razão da rima.
penso assim, penso assado
pensamento que vem de lado.
penso de longe, pouso aqui perto
e refreio um pensamento incerto.
penso que faço, penso que fiz
pensamento que se contradiz.
penso que fui, logo anoitece,
pensamento que se merece.
penso o reverso, fico deserto;
e erro ao pensar sempre certo.
penso a frio, penso a quente
não penso muito raramente...
penso, que raio! penso que rio,
repouso no som do vazio.
penso que caio, sorte madrasta;
e penso que pensar não basta.
penso que então, penso que tento
pensamento a cem por cento.
penso enfadado, penso que enfim;
repenso naquilo que pensa em mim.

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