sábado, 25 de agosto de 2018

[0005] Luto por Luís Amaro


Poeta, editor e bibliógrafo, Luís Amaro foi director das revistas “Árvore” e "colóquio". O seu falecimento magoa e entristece todos os amantes da literatura portuguesa. Jorge de Sena caracterizou a poesia de Luís Amaro: “um tom muito discreto e angustiado, que não chega ao confessionalismo e se mantem numa pessoal reserva quase solipsista e desencantada, em que a amargura de um ser isolado encontra notas muito puras, de uma bela musicalidade íntima”. 

“ibn Mucana” expressa o seu pesar aos enlutados.


BIOGRAFIA

Extrair poesia duma alma
precária, qual a minha,
num corpo frágil,
eu sei… é quase heroico.

Porque cá dentro é escuro,
como falar senão da noite louca,
da morte que nos ronda
e se interpõe
entre o meu olhar e a luz do dia?

E anda um fantasma a corroer a nossa,
nossa alegria…

Como cantar as paisagens belas
se a noite é sem estrelas?

Como falar dos tempos de criança
se nunca tive infância?

E tanto que eu quisera
vibrar à luz do sol
e enleado esquecer-me no mistério
duma flor que nasce
aberta para o mundo
na manhã em que tudo é primavera!


Sem comentários:

Enviar um comentário