terça-feira, 9 de abril de 2019

[0619] Helder Jonas, a nova poesia angolana


Hélder Wimbo Jonas nasceu em 1987, em,  Maianga província de Luanda. Usa o pseudónimo de Pedro M. Araújo e Ukwakusima Jonas e em raras ocasiões como Hélder Jonas.


CHOREI QUANDO NASCI

Nasci, nasci sim!
Mas eu não pedi.
Mostrei-me triste logo que nasci.
Vi um mundo tão diferente do que sonhei.
Por isso não sorri, chorei.
Mostrei a minha insatisfação.
Se me tivessem tão somente avisado...!
Obviamente eu diria não ou então eu diria:
- Vão e deixem-me aqui!
Os homens são matricidas, parricidas, fratricidas, suicidas.
Os homens são loucos que fingem ser normais.
Apregoam a sanidade,
mas são insanos de verdade.
Quando nasci chorei porque vi:
à esquerda, celebrações do homem mais rico do mundo;
à direita, a fome trucidar e fazendo cruéis genocídios no
pseudo terceiro mundo.
Chorei porque vi ganância nos governantes,
políticos e religiosos comendo o pão
de homens justos e valorosos,
mulheres vestidas de nudez
e os valores morais de mudez.
Chorei porque vi homens prostrados.
A prostituição de jovens velhos bem vestidos de alcoolização,
com futuros amputados
e mãos vazias, sem sonhos.
Chorei pelos já partidos sonhos.


SEM TÍTULO

Passos lentos sobre um coração
Inocente, os tempos estão frios
Teu corpo subiu mais um degrau
Ganhou outro nome já não fica mais quente.
Falei com os meus amanhãs mas
Eles se recusam a ser os meus
Ontem, meu presente não gostou
Quando lhe implorei que fosse por
Uns segundos o meu passado, quero
De volta os beijos das minhas lindas
Lembranças deste rosto que nem vi
Vou separar os mares que nos separam
E passarei com pés enxutos, embriagar-se
Nas cachoeiras dos teus lábios entre os
Amores ocultos.
Serei o Moisés dos teus desejos
e pensamentos guiarei teu coração
Rumo as terras prometidas ante aos
Ventos e areias destes desertos.

Sem comentários:

Enviar um comentário