quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

[0583] José Batista de Queiroz, a arma da poesia


Natural de Patrocínio, Minas Gerais, Brasil. Militar de carreira, general e instrutor do Exército nos Estados Unidos, economista e poeta.


DE ONDE VENHO…

Venho de uma terra,
onde nos campos canta a seriema,
nas capoeiras pia o inhambu,
onde as montanhas são onduladas,
os vales cobertos de névoas.

Venho de uma terra,
onde o céu é mais azul,
o sol mais radiante,
a noite mais fagueira,
a lua mais graciosa.

Venho de uma terra,
onde a aurora é mais bela,
o crepúsculo mais dourado,
o arco-íris mais colorido,
os passarinhos mais cantantes.

Venho de uma terra,
dos doces e das quitandas,
do queijo com goiabada,
do berrante e das boiadas,
dos tropeiros nas estradas.
Venho de uma terra,
onde a dança é a catira,
o violão é a viola,
o fandango é o pagode,
a bebida é a pinga.

Venho de uma terra,
onde o povo diz uai e sô,
a prosa tem seu lugar,
as igrejas são centenárias,
as orações cheias de fé.

Venho de uma terra,
onde nasceu o paraíso,
onde o mar quis morar,
onde o céu tem estrelas,
a vida felicidade.

Eu venho das Minas Gerais,
uma terra sagrada,
que levo para onde vou,
dentro da alma  e do coração.


POEMA SER MINEIRO

Ser Mineiro é não dizer o que faz, nem o que vai fazer,
é fingir que não sabe aquilo que sabe,
é falar pouco e escutar muito,
é passar por bobo e ser inteligente,
é vender queijos e possuir bancos.
Um bom Mineiro não laça boi com imbira,
não dá rasteira no vento,
não pisa no escuro,
não anda no molhado,
não estica conversa com estranho,
só acredita na fumaça quando vê o fogo,
só arrisca quando tem certeza,
não troca um pássaro na mão por dois voando.
Ser Mineiro é dizer “uai”, é ser diferente,
é ter marca registrada,
é ter história.
Ser Mineiro é ter simplicidade e pureza,
humildade e modéstia,
coragem e bravura,
fidalguia e elegância.
Ser Mineiro é ver o nascer do Sol
e o brilhar da Lua,
é ouvir o canto dos pássaros
e o mugir do gado,
é sentir o despertar do tempo
e o amanhecer da vida.
Ser Mineiro é ser religioso e conservador,
é cultivar as letras e artes,
é ser poeta e literato,
é gostar de política e amar a liberdade,
é viver nas montanhas,
é ter vida interior,
é ser gente.


MEU SONHO

Meu sonho é ser
A brisa que acaricia seu rosto,
O vento que solta seus cabelos,
O mar que molha seu corpo,
A água que banha seus pés.

Meu sonho é ser
A luz que brilha em seus olhos,
O sol que queima a sua pele,
A lua que ilumina o seu sorriso.
A flor que perfuma a sua alma.
Meu sonho é ser
O jardim que você vê,
A rosa que você colhe,
O corpo que você toca,
A relva que você pisa.

Meu sonho é ser
O perfume que você usa,
A pétala que você beija,
A música que você ouve,
A oração que você reza.
 Meu sonho é ser
Um pingo de orvalho em suas mãos,
Um raio de luar em seus olhos,
Um grão de areia em seus pés,
Um instante de vida em sua vida.
Meu sonho é ser
Um sorriso em seus lábios,
Um sonho em seus sonhos,
Um amor em seu coração,
Uma eternidade em sua vida.

Meu sonho é ter a sua beleza, a sua meiguice, o seu coração, a sua alma.
Meu sonho é ser apenas um pedacinho de você, para sempre.

Sem comentários:

Enviar um comentário