quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

[0505] Miguel Teotónio Pereira, poeta da coerência

Miguel Teotónio Pereira nasceu em Lisboa em 1954, foi activista anti-salazarista e anti-colonialista no movimento estudantil. Técnico de bibliotecas, foi operário fabril e de construção civil, cobrador de quotas e vendedor, revisor tipográfico e funcionário de uma cooperativa cultural.


SEBASTIÃO

                              Ao Tiago, um Anjo na Terra, que me trata por Pai

Enchias a paisagem
Da casa, dos campos, das impossíveis urges.
Grande, calmo e doce.
Porém enchias.
Viveste té ao fim.
Calmo e doce.
Porém viveste.
Enchias a solidão
Do meu coração desabrigado
De uma ilusão de caminho.
De amigos fugazes.
E caminhaste
A meu lado.
Calmo e doce,
Por entre trilhos só nossos
Pedregais escorregadios
E névoas de água
E estevas anunciadoras
Da madrugada,
Comigo caminhaste.
Té ao fim esperaste
Calmo
Que o mar te levasse;
E eu sei, ó meu Sebastião!,
Que me perdoaste.

Sem comentários:

Enviar um comentário