quinta-feira, 11 de julho de 2019

[0672] Ermi Panzo, a outra voz de Angola


Angolano-brasileiro é polivalente: escritor, poeta, declamador, coreógrafo, bailarino e performer. Em Angola, coordenou o projecto Carta.


FUGIR POR ENQUANTO 

mãe, treina-me
quero ser craque
fugir de Cabinda ao Cunene
sem que uma bala me embarque
para que eu não vá tão cedo
ao encontro da avó Yamba
mamá Lemba
tio Birimba
tia Kenguita
avô Ngombo
primo Jobito
vizinha Mané
tio Macadão
mãe, treina-me
tenho pressa do meu corpo vivo


SEDUÇÃO

Teus olhos batendo palmas
fornalham magia

Sim!
Até que me domina
Me doutrina
Me dislexia
Me penicilina,
Me poesia


A PEDAGOGIA DO TEU SUMIÇO

Invergou-me ao avesso
Agora
Desaparecido estou
Inclusive
Desalfabetizou-me jà
De trinta e dois sorrisos
… Eis que temo retroceder
À minha analfabetisse original

Sem comentários:

Enviar um comentário