terça-feira, 1 de janeiro de 2019

[0531] Tiago Nené e a poesia desnudada


Nascido em Tavira em 1982, é advogado, tradutor, professor de escrita e poeta, tendo obtido o Prémio Nacional de Poesia de Vila Nova de Fânzeres e o Prémio Literário Maria Amália Vaz de Carvalho de 2017. Foi cofundador da Associação Cultural Linguagem de Cálculo. Usa também o pseudónimo Sylvia Beirute.


NÃO SEI SE FALO OU SE BEBO

Não sei se falo ou se bebo,
sou uma porta marítima sobre a matéria.
Esvoaço em novas águas e prolongo o improviso
das imagens que imitam.
Não tenho mitologias no monólogo e no medo, ergo-me
como memória que destrói uma outra,
a minha infinidade experimenta a emoção antes de acabada.
Como uma mortalha em repouso no peito,
não conheço o meu mistério, não vigio o meu abandono,
sinto uma flor flutuando nas ilhas do meu ar,
estou entre a solidão e a cegueira.
Quero conhecer os peixes da alma, repercutir as cores,
não sou um sussurro de horas nem um céu que sangra.
Sou aquilo que me ocorre a cada inocência.


SINÓNIMOS NUM IDIOMA DIFERENTE

Sinónimos num idioma diferente,
nós que carregamos estes filhos com a linguagem da luz,
que corremos com uma canção de Outono,
que varremos o nosso túmulo. Durante anos
conjugámos a meditação com os vícios do quintal, sussurrando
o nome das aves na língua estelar de todos os segredos,
recordámos selectivamente os dias de neve durante a feira,
o avô e os tios e as mãos com cheiro a tamarindo,
as folhas dobradas com uma delicadeza jovem. Porém,
dizíamos que não nos lembrávamos de nada
e qualquer coisa era então um facto e uma lenda,
uma camada de terra por cima de uma nova distância.
Na praça da nossa cidade imaginária
éramos pré-palavras e pré-silêncio,
éramos de manhãzinha e um pouco antes da nossa morte:
um prado verdíssimo, uma génese
que nos ocorria na borda do espírito
ou então na pele de cada criança que nascia de nós.
O nosso sonho era na realidade
ser como aquelas pessoas que se lembram de tudo.


QUERO IR ONDE A PROMESSA QUEBROU

Quero ir onde a promessa quebrou,
ao momento em que as mãos se apagaram.
Foi breve o acordar na lembrança de outro corpo,
o regresso do subúrbio da vida
desviou o coração para a janela etérea
onde inventarás uma nova derrota, uma bela e simples derrota,
onde não existirá um sacrifício, uma fuga de vidro.
E eu falo contigo agora,
agora que o filme te cobre os olhos, agora
que o âmago afunda no instinto das pequenas coisas, agora
que desenho os materiais que resistem
à tua habituação cintilante e eterna.
Um dia li a tua mão, escapando-se-me o corpo,
cresci nessa imagem de astros, suspendi
os meus recursos de espectador,
falhei nas fendas da cabeça. E hoje
volto ao primeiro momento onde a promessa quebrou,
ao fulgor do primeiro exercício inaugural
da diferença entre o frio e o quente,
onde o vento corta as ruas
e os pássaros cantam o teu nome.

3 comentários:

  1. Tiago Nené é um poeta da nova geração que, curiosamente, já vinha acompanhando. Em boa-hora o "trouxeram" para esta espaço - aqui estão os melhores poetas de língua portuguesa. Parabéns pelo projecto, caro amigo Nuno Rebocho!

    ResponderEliminar
  2. Correcção: o Tiago ganhou o Prémio Maria Amália Vaz de Carvalho e não "Maria Antónia Vaz de Carvalho". Convém corrigir. Excelente poeta, de resto.

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigado pela correcção mas quando voltar (o que nos dará muito prazer) não venha como anónimo (veja a indicação ali na coluna ao lado). Aqui, todos temos nome (ou pseudónimo).

    Um abraço,
    Ibn Mucana

    ResponderEliminar