segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

[0466] Ed Mulato, de novo


Reincide em “Ibn Mucana”, a poesia do poeta brasileiro Edu Mulato. Traz o cheiro do samba e do brinca-na-areia. E agradecemos.


O LUTO E A LUTA

Luto contra a luta
de fazer, do luto, luta
todo dia, todo dia...

Luto contra o cheiro de carniça
que invade, inteiro, a missa,
mesmo estando o corpo ausente

Este cheiro, a gente sente...

... completamente...

Todo dia a gente morre;
todo dia se revive;
todo dia o sangue escorre...

todo dia...
todo dia...

to do dia...

Um tiro, um grito
Lá no chão, um corpo quente...
... e povo passa, indiferente...

perversa
mente

... essa a desgraça,
que a gente sempre sente

Profuun damente...

Todo dia a mesma luta.
Como é dura essa labuta!

Que é bruta,
e é diária,
é incerta,
inserta e vária,
deserta, pária,
porque perdida de saída:

é o fim da vida ainda em vida

Que culpa tenho de meu gene diferente?
Que culpa tenho se, também, me sinto gente?
Meu sangue corre, mas, também, é o mesmo, e quente...
Meu Deus, cadê a sua paz?
Onde estão meus orixás?
Será meu corpo entregue à terra?
Será incerta e infinda a mesma guerra?

Nem assim meu grito cala.
Minha voz, se muda, fala:
alguém irá levar meu luto à frente;
minha luta estará sempre presente

Eternamente...

A minh’alma assim o sente.

Minha luta? É ir em frente....

Com-pul-so-ria-mente...

... a paz ausente...

perenemente...

Este é o luto
que a gente sempre sente...

É sempre assim:
é quase o fim...

Tão simplesmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário